Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Ária na corda Sol- Bach (1723)

A música mais bonita do mundo. (?)

Fazendo parte da Suite nº 03 para orquestra, essa belíssima obra do compositor Johann Sebastian Bach evoca uma especie de contemplação não linear ao ouvinte.Talvez seja uma das músicas eruditas mais fáceis de se ouvir e é ideal para quem quer começar a sair da música popular e acostumar o ouvido à famigerada “Música Clássica”-o termo correto para esse tipo de música é Música Ocidental (Western Music).

Sua melodia executada por meio do violino ora cresce, ora decresce, enquanto ao fundo os arranjos constantes e ritmados dos outros instrumentos vão dando corpo e vibração à música: uma espécie de contemplação que vai e volta, sobe e desce, logo vai e permanece.

Eis uma das mais belas versões desse clássico:

Sobre ou autor:

Johann Sebastian Bach nasceu na cidade de Eisenach, no estado da Turíngia, a 31/03/1685 e morreu em Leipzig, no estado da Saxônia, em 28/07/1750. Ele era de uma família luterana e desde cedo teve contato com a música, visto que sua família possuía várias gerações de músicos.

Logo cedo na vida, aos nove anos perdeu sua mãe e meses depois seu pai. Foi criado por seu irmão, Johann Christoph, que era organista na cidade de Ohrdruf também localizada na Turíngia. Em seguida, Bach conseguiu entrar para o coro local da cidade.

Igreja Luterana de São Tomás em Leipzig

Após algum tempo, Bach se mudou para Lüneburg na Baixa Saxônia, pois via que lá havia mais oportunidades de crescimento na carreira musical. Aproveitou sua proficiência em violino e viola o ajudou a se estabelecer na nova localidade.

Com sua fama crescendo, ele foi nomeado violinista e lacaio da corte de Weimar em 1703. Com o passar do tempo, Bach foi ganhando fama e foi ganhando lugares e cargos em outras localidades até o fim de sua vida, quando chegou em Leipzig para ser o mestre do coro da igreja luterana de São Tomás em Leipzig.

Outras obras:

As obras completas de Bach, podem ser baixadas aqui: http://www.blockmrecords.org/bach/download.htm

Curiosidades:

A iconica banda dos anos 1960’s Procol Harum utilizou essa belíssima composição na sua música mais famosa: A whiter shade of pale.

A música foi tema de abertura do programa italiano de TV “Quark” do canal RAI 1 (Radiotelevisione italiana S.p.A), o tema da série era sobre ciência:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *