Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
O melhor do entretenimento artísitico já criado pelo ser humano em: livros, filmes, músicas e séries.
O melhor do entretenimento artísitico já criado pelo ser humano em: livros, filmes, músicas e séries.
“Quando morre um homem, morremos todos, pois somos parte da humanidade”. (John Donne)
O livro conta a saga de Robert Jordan, um ex-professor de espanhol da Universidade de Montana- EUA, que é voluntário para lutar na guerra civil espanhola a favor dos republicanos contra as forças nacionalistas do general Fancisco Franco. Sua missão, que foi dada por um general soviético, é viajar atrás das linhas inimigas para destruir uma ponte, prevenindo assim uma ofensiva dos inimigos.
Para sua missão ele deverá contar com a ajuda de guerrilheiros locais. Daí ele conhece Anselmo, o “homem velho”, que apresenta ele até o campo dos guerrilheiros na “Sierra de Guadarrama”, localizada entre Madri e Segovia. Lá ele conhece alguns membros da guerrilha sob a liderança de Pablo: Agustín, Primitivo, Fernando, Rafael- o cigano- e os irmãos Andrés e Eládio.
No campo, Jordan conhece Maria, uma jovem que teve sua vida destruída pela execução de seus pais e pelo seu estrupo na mão dos Falangistas (grupo que fazia parte dos apoiadores do general Franco). Nesse interím, Jordan se apaixona por Maria e daí surge o conflito entre o seu dever de realizar a missão, sua vontade de ficar com ela e a falta de interesse de Pablo em ajudá-lo, pois a missão colocaria em risco tanto Pablo quanto seu grupo de guerrilheiros.
Por que ler “Por quem os sinos dobram?”
Esse clássico da literatura do século XX, traz a reflexão sobre o horror da guerra e o seu título uma referência ao poema do pastor e escritor inglês John Donne, que trata do absurdo do ser humano de se matar um semelhante. O autor, Ernest Hemingway, teve como referência sua experiência como voluntário na Guerra Civil Espanhola.
No livro os personagens são apresentados a diversas situações de guerra e que mostram como eles podem se comportar ao mesmo tempo de forma heróica, outras vezes de forma traiçoeira e como também muitas vezes não sabem o que estão fazendo e necessitam de uma direção. Não só é importante o livro para se adentrar no conhecimento das situações que envolviam a guerra civil espanhola, mas como também tudo que envolve um conflito, principalmente numa guerra civil, em que as batalhas não são contra os estrangeiros, mas sim com pessoas da sua mesma nação.
Um dos episódios mais marcantes do livro, é quando os republicanos de uma decidem aniquilar os seus vizinhos fascistas. Ou seja, eles vão punir os seus vizinhos que no lado político são contrários a eles. Até então havia uma certa convivência entre os dois lados, tendo ali relações de amizade, companheirismo, coleguismo ou então algumas rusgas e nada mais. Porém quando começa o justiçamento, o lado republicano joga todo o seu ódio contra os seus vizinhos fascitas com todo ódio, esquecendo qualquer tipo de humanidade para com o lado oposto.
Portanto, a guerra e as paixãos políticas viraram do avesso a vida daquela comunidade, em que pessoas conhecidas e que conviviam pacificamente, começaram a se estranhar e não verem mais os seus semelhantes como seres humanos, mas algo maléfico a ser torturado, humilhado e morto.
Sobre o autor:
Ernest Miller Hemingway (Oak Park, 21 de julho de 1899-Ketchum, 2 de julho de 1961) foi um dos maiores escritores americanos do século XX. Seu trabalho como correspondente de guerra em Madri, foi inspiração para sua maior obra, Por quem os sinos dobram. Viveu na Espanha por quatro anos, onde se apaixonou pelas touradas.
Durante sua vida, Hemingway visitou Cuba frequentemente e durante a Segunda Guerra Mundial se tornou informante do governo americano sobre atividades fascistas em Cuba.
Com 61 anos de idade, sofrendo com diversos problemas de saúde, atentou contra sua própria vida se matando.
Outras obras:
Adaptações:
Filme: Por quem os sinos dobram (1943)- Looke
Canção: Metallica- For whom the bells tolls-Yotube
Canção: Raul Seixa- Por quem os sinos dobram- Yotube
Link do livro: https://amzn.to/4cR3tt9