Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
O melhor do entretenimento artísitico já criado pelo ser humano em: livros, filmes, músicas e séries.
O melhor do entretenimento artísitico já criado pelo ser humano em: livros, filmes, músicas e séries.
O segundo livro da Bíblia Sagrada. Uma história que reflete sobre a liberdade individual e coletiva.
A históira começa com o fato de que se faziam mais de 400 anos que o povo hebreu habitava a terra do Egito, quando o faraó (rei dos egípcios) decidiu perseguir esse povo. O motivo dessa perseguição era o medo de que os hebreus, que até então estavam prosperando tanto em riquezas quanto em população, pudessem suplantar os próprios egípcios em suas terras ou aliarem-se aos seus inimigos.
Para entender melhor o contexto é necessário compreender os fatos ocorridos no primeiro livro da Bíblia, Gênesis, que nos capítulos finais conta sobre a fome que assolou a terra em que viviam os hebreus e que fizeram com que eles acabassem tendo que pedir ajuda ao Egito. Como o vice-rei do Egito era um hebreu (as circunstâncias que o levaram a isso está contada no próprio livro do Gênesis), ele acolheu esse povo, pois os mesmos eram seus parentes. Com isso, o povo hebreu se estabeleceu no Egito.
Com o passar dos anos essa simpatia dos egípcios para com o povo hebreu foi-se deteriorando ao ponto do governo egípcio tratá-los como servos. Esse clima de animosidade e a já mencionada ameaça de suplantação de um povo sobre outro, fez com que o faraó decidisse que os recém-nascidos hebreus do sexo masculino que nascessem fossem mortos.
Porém uma hebreia serva do faraó deu a luz a um menino e para evitar que ele fosse morto, colocou-o numa cesta sobre o rio Nilo e acompanhou que ela fosse até a filha do faraó, que o adotou pois ela era estéril. Esse menino se chamou Moisés, e mesmo sendo hebreu foi criado no meio da realeza egípcia.
Moisé cresceu e tomou consciência de sua origem. Certo dia enquanto estava andando pela cidade viu um egípcio maltratando um hebreu. Moisé então tomou partido do hebreu e matou o egípcio, em seguida escondeu o corpo dele para que ninguém ficasse sabendo do ocorrido.
Porém logo o fato se espalhou pela cidade e Moisés tomado pelo medo, decidiu fugir para Madiã, a fim de se esconder. Lá ele se casou e recebeu um chamado de Deus para que fosse o libertador de seu povo. Então Moisés volta ao Egito, encontra-se com seu irmão de sangue Arão e vão junto ao faraó reinvidicar a libertação de seu povo.
Diante da intransigência do faraó, vários fenômenos sobrenaturais ocorrem, fazendo com que os egípcios sofram bastante e os hebreus sejam poupados. Dessa forma é demonstrado o poder do Deus único dos hebreus diante dos deuses egípcios. Por fim, os hebreus são libertados da opressão e agora vão ter que lidar com outro tipo de opressão: o pecado.
Link do livro de estudo: https://amzn.to/3TS84Vq