Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
O melhor do entretenimento artísitico já criado pelo ser humano em: livros, filmes, músicas e séries.
O melhor do entretenimento artísitico já criado pelo ser humano em: livros, filmes, músicas e séries.
Uma música tocada com instrumentos europeus, mas de cores e ritmos bem afro-brasileiros.
A música foi composta inspirada na lenda de Chico Rei. O argumento da obra foi redigido pelo escritor Mário de Andrade nestes termos: “A História do Brasil registra o caso de uma tribo africana aprisionada em sua terra e mandada num navio negreiro pro Brasil. Aqui, os componentes da tribo foram vendidos como escravos, em Minas, mas o rei da tribo, que recebera aqui o nome de Chico, conseguiu com o seu trabalho alforriar-se. Continuou trabalhando e alforriou a sua mulher, e juntos, continuaram libertando todos os membros restantes da tribo. Foram esses libertos, a tribo de Chico Rei, que formaram, em Ouro Preto, a confraria do Rosário, e aí ergueram famosa igreja da Senhora do Rosário, com seu trabalho e seu dinheiro. Nos dias de festas, festas sempre misturadíssimas de catolicismo e feiticismo africano, os negros vinham em cortejo, dançando (Maracatu se chama no Nordeste a esses cortejos coreográficos) até a igreja. Na frente desta havia uma pia, aí deixando o ouro, que servia para as despesas de construção. O bailado, baseado nessa tradição histórica, apenas modifica esse final da tradição, fazendo o ouro deixado nesse dia, servir para alforriar os seis membros da tribo que ainda aparecem como escravos. Isso permite ainda o aparecimento de dois personagens brancos (com o seu séquito), o que trará mais diversidade e permite o emprego episódico e descansante, de música de caráter europeu.”
Sobre o compositor:
Francisco Mignone foi um compositor, pianista e maestro brasileiro, amplamente reconhecido como um dos pilares da música clássica brasileira do século 20, ao lado de figuras como Heitor Villa-Lobos e Claudio Santoro. Nascido em 3 de setembro de 1897, em São Paulo, ele teve uma carreira prolífica e influente que incorporou tanto elementos da música erudita como do folclore brasileiro.
Aqui estão alguns destaques sobre Francisco Mignone:
Mignone faleceu em 19 de fevereiro de 1986, no Rio de Janeiro, mas sua música ainda ressoa, permanecendo uma parte vital do repertório clássico brasileiro.